ANJOS
A palavra "anjo" (hb. Malak; gr. Angelos) significa "mensageiros". Os anjos são mensageiros ou servidores celestiais de Deus (Hb 1:13,14), criados por Deus antes de existir a terra (Jó 38:4?7; Sl 148:2,5; Cl 1:16).
Seres celestiais mais elevados do que o homem em dignidade, Sl 8.6; Hb 2.7, que não se casam nem se dão em casamento, Mt 22.30.
Pela sua natureza, são chamados filhos de Deus, pelo menos em poesia, Jó 1.6; 37.7, e pelo seu caráter, são chamados santos, Jó 5.1; Si 89.5,7.
O Anjo do Senhor apareceu em forma humana a Abraão, a Agar, a Ló, a Moisés e a Josué; aos israelitas em Boquim, a Gideão e a Manoé. Um anjo do Senhor apareceu a Elias e a Daniel. Os anjos ocupam lugar saliente na história de Jesus, anunciando o seu nascimento e o de seu precursor, proclamando o seu advento aos pastores, servindo-o depois de sua vitória no deserto e de sua angústia no jardim, Lc 22.43.
Foram ainda os anjos que deram as boas novas aos discípulos na ressurreição e ascensão. Um anjo assistiu a Pedro, outro a Paulo.
Alguns destes mensageiros de Deus são conhecidos pelos seus nomes, como Gabriel, Dn 8.16; 9.21; Lc 1.19,20:
Miguel, Dn 10.13,21; Jd 9; Ap 12.7.
Há alguns anjos, enviados a executar ordens divinas, que são chamados Anjo do Senhor, 2Sm 24.16: 1Rs 19.5-7.
Também se menciona um anjo, que em certas circunstâncias parece ser distinto de Jeová e que, no entanto se identifica com ele, Gn 16.10,13,14,33; 22.11,12,15,16; 31.11,13; Ex 3.2,4; Js 5.13-15; 6.2; Zc 1.10-13: 3.1,2.
Assim, em Gn 32.30, se menciona um anjo em que se revelava a face de Jeová que tinha o nome de Jeová, e cuja presença equivalia a presença de Jeová, Gn 22.11; Ex 32:14: 33.14; Is 63.9.
Humanos não viram anjos, nem as criancinhas viram. Os anjos nascem Anjos. São criaturas celestes criadas por Deus. São seres reais, individuais e possuem outro material corpóreo. Os Anjos são mais antigos e sábios que os humanos, pois servem a Deus desde o início da criação.
A santidade dos anjos
No que diz respeito a sua santidade a Bíblia relata que os anjos eram santos no seu ser, e não no seu caráter, porém com a revolta de satanás os anjos, que se mantiveram fiéis a Deus, foram confirmados por eles como santos no seu ser e no seu caráter – Lc. 9.26, chamando-os de santos anjos.
A tarefa dos anjos
• Eles guardam o crente – Sl. 91.11
• Eles prestam cultos inteligentes a Deus – Sl. 148.2
• Eles ministram a favor do crente – Hb. 1.14
• Eles transmitem a vontade de Deus – Dn. 8.15-17
• Eles confortam o crente – Dn. 10.19; Lc. 22.43
A categoria dos anjos
No que tange a seus ofícios, as Escrituras apresenta-nos assim: Estas duas classes não são as únicas. Há os anjos caídos e os que não caíram; há tronos e domínios, principados e potestades, Rm 8.38; Ef 1.21; 3.10; Cl 1.16; 2.15. Querubins e Serafins, todos os quais parecem pertencer à classe angélica.
• Anjo – Lc. 2.9-15
• Arcanjo – Jd. V. 6
• Querubim – Gn. 3.24
• Serafins – Is. 6.2-6
• Hoste – Ef. 6.12
• principado – Ef. 6.12
• potestade – Ef. 6.12
• príncipe – Ef.6 12
Seguindo o critério tradicional, são nove
• Serafins, Querubins, Tronos, Dominações, Potestades, Virtudes, principados, Arcanjos e Anjos.
O anjo do Senhor
“E o anjo do Senhor a achou junto à uma fonte de água no deserto, junto à fonte no caminho de Sur” Gn. 16.7. A maneira pela qual este anjo é descrito nas Escrituras, o distingue de qualquer outro anjo.
• Ele tem poder de reter pecados – Êx. 23.20-21
• Ele é chamado de o anjo da sua face – Is. 63.9
• Ele leva o nome de Deus – Êx. 23.20-23
• Ele é Deus – Jz. 13.22
• Este anjo apareceu para Josué e se identificou como um Capitão – Js. 5.13
• Jacó lutou com este anjo no Vale de Jaboque e foi transformado por ele – Gn. 32.24-30.
• Este anjo apareceu para o pai de Sansão e se identificou como Maravilhoso – Jz. 13.18. Portanto este anjo é o próprio Senhor Jesus, numa teofania (Manifestação ou revelação de Deus) angelical, pois assim como ele apareceu para Josué e se identificou como um Capitão, o Senhor Jesus também é o Capitão da nossa salvação – Ef. Hb. 2.10.
• Assim como ele apareceu para Jacó e teve poder de transformar sua vida, dessa mesma maneira o Senhor Jesus transforma todos que o aceitam como seu Salvador – At. 9.1-8.
O arcanjo Miguel
• Seu nome significa (Quem é semelhante a Deus)
• Ele é um príncipe – Dn.10.13
• O prefixo “arc” sugere um anjo chefe, principal, poderoso, ele é representado como um anjo chefe, o capitão dos exércitos celestiais – ap. 12.7
• este anjo é identificado com o povo eleito – Dn. 12.1
• sua missão é guardar e proteger a nação israelita – Dn. 10.13-21; 12.1
• No arrebatamento da igreja, este anjo dará o brado, acompanhando Jesus em sua vinda, para levar os seus à glória – I Ts. 4.16.
Na concepção judaica a respeito dos anjos, os judeus dão nomes de 4 anjos que supostamente rodeiam o trono de Deus e que são dotados de poderes especiais: Miguel, Gabriel, Uriel e Rafael. Miquel, segundo eles, põe a sua mão à direita de Deus, e Uriel à sua mão esquerda; Gabriel está em sua presença – cf. Lc. 1.19b.
O anjo Gabriel (o embaixador divino)
• Seu nome significa “herói de Deus”, “Homem de Deus” ele aparece 4 vezes nas Escrituras Sagradas, e sempre em missões específicas.
o Primeira menção – Dn. 8.15,16
o Ele apareceu ao profeta Daniel, para revelar a este as setentas semanas e o seu significado – Dn. 9.21
o Ele apareceu a Zacarias para anunciar o nascimento de João Batista – Lc. 1.11
o E também apareceu a virgem Maria, para anunciar o nascimento do nosso Senhor Jesus - Lc. 1.26.
• Segundo a Tradição judaica, Gabriel era o guardião do tesouro sagrado – E Miguel era o destruidor do mal, agente de Deus contra qualquer força contrária à vontade divina.
O anjo Rafael.
Esse arcanjo não é considerado pelos cristãos protestantes, por não ser citado em nenhuma escritura bíblica, a não ser no livro apócrifo de Tobias (Bíblia usada pela Igreja Católica) - "Eu sou Rafael, um dos sete Anjos que estão sempre presentes e tem acesso junto à Glória do SENHOR". (Tb 12,15). Mas frequentemente citamos o Jeova Rafa. (o Deus que te cura) Rafa (cura) El (Deus).
QUERUBINS
Nome do guardião que o Senhor pôs à entrada do Éden para impedir que nossos primeiros pais se aproximassem da árvore da Vida, depois de serem expulsos do Paraíso, Gn 3.24.
Quando se construiu a Arca para o Tabernáculo, foram trabalhados dois querubins, feitos de puro ouro, e colocados sobre a arca com as faces voltadas um para o outro, e cobrindo-a com as asas estendidas, Ex 25.18-20; 37.7-9.
Simbolizavam a presença de Jeová, cuja glória se manifestava entre eles, Lv 16.2, e que habitava no meio de seu povo, estando presente no tabernáculo para receber a sua adoração, Ex 25.22; Lv 1.1.
Há frequentes referências à habitação de Jeová entre querubins, Nm 7.89; 1Sm 4.4; 2Sm 6.2; 2Rs 19.15; Sl 80.1; 99.1; Is 37.16. As cortinas do Tabernáculo eram bordadas com as figuras de querubins, Ex 26.1.
No oráculo do Templo foram postos dois gigantescos querubins de quase seis metros de altura, cujas asas estendidas tinham igual comprimento à altura. Eram feitos de pau de oliveira e cobertos de ouro, 1Rs 6.23-28; 8.7; 2Cr 3.10-13; 5.7,8; Hb 9.5.
As paredes do Templo eram esculpidas em roda de entalhes e molduras, com querubins e palmas, 2Rs 6.29.
Em um poema, Davi representa Jeová montado sobre querubins e voando sobre as asas dos ventos, 2Sm 22.11; Sl 18.10.
Ezequiel teve uma visão de querubins perto do rio Cobar, cada um deles tinha quatro faces e quatro asas, Ez 10.1-22; comp. 9. 3.
Os quatro querubins parecem ser idênticos às criaturas que ele viu, cada uma com quatro faces com rosto de homem, rosto de leão, rosto de boi e rosto de águia, cp. 1.5-12; com 10.20,21. Estes querubins sustentavam o trono de Jeová, 1.26-28; 9.3.
Finalmente, o apóstolo João descreve no Apocalipse quatro animais com rostos semelhantes aos já descritos, Ap 4.6-9. Em toda a Bíblia os querubins são apresentados como seres, entes animados, com a inteligência de homem, com a força do boi, com a coragem do leão e com movimentos livres como a águia para dominar o espaço. Eles representam uma ordem de anjos.
O vocábulo querubim acha-se pela primeira vez na Bíblia em Gn. 3.24, a palavra tem sua raiz no verbo “querub” que significa “guardar ou cobrir”. (Os querubins são guardiões do trono de Deus – Cf. I Rs. 6.22-28)
São considerados guardas e mensageiros dos Mistérios Divinos, com a missão especial de transmitir Sabedoria.
No início da criação, foram colocados pelo CRIADOR para guardar o caminho da Árvore da Vida. (Gn 3,24)
Na Sagrada Escritura o nome dos Santos Anjos Querubins é o mais citado, aparecendo cerca de 80 vezes nos diversos livros. São também os Querubins os seres misteriosos que Ezequiel descreve na visão que teve, no momento de sua vocação: (Ez 10,12)
Quando Moisés recebeu as prescrições para a construção da Arca da Aliança, onde o SENHOR habitou, o trono Divino foi colocado entre dois Querubins: (Ex 25,8-9.18-19)
• Eles guardaram a entrada do Éden – Gn. 3.24
• Eles glorificam a Deus – Ap. 4.8 –
• os querubins são velozes – Sl. 18.10; II Sm. 22.11 sua aparência – Ez. 1.6 –11
• Deus se assenta entre os querubins – Sl. 80.1
• Deus está entronizado entre os querubins – Sl. 99.1
• São chamados querubins da glória – Hb. 9.5
• e criaturas viventes – Ap. 4.6-8
SERAFINS
O nome "seraph" deriva do hebreu e significa "queimar completamente". Segundo o conceito hebraico, o Serafim não é apenas um ser que "queima", mas "que se consome" no amor ao Sumo Bem, que é o nosso DEUS Altíssimo.
Na Sagrada Escritura os Santos Anjos Serafins aparecem somente uma única vez, na visão de Isaias: (Is 6,1-2). Cada um deles tinha seis asas: com duas cobria a face, e com outras duas cobriam os pés e com duas voavam. E clamavam um para o outro, e diziam: “Santo, Santo, Santo, Senhor Deus dos Exércitos cheia está toda a terra da sua glória”
• Os serafins são mencionados apenas uma vez nas escrituras, o título serafins “fala de adoração incessante”.
• Seu louvor sempre é dirigido à Santíssima Trindade – Is. 6.3
• Possuem seis asas – Is. 6.2
• Como os demais anjos estão sujeitos à autoridade de Jesus – Hb. 1.6
• Os serafins são elevados seres do mundo angelical
Outros anjos em funções especiais
• O anjo das águas – Ap. 16.5
• O anjo do Altar – Ap. 16.7
• O anjo destruidor – I Cr. 21.15
• O anjo da igreja – Ap. 2.1
Anjos da Guarda.
Quero lembrar que há os que acreditam que o anjo da guarda é coisa de esotérico. Separei dois versículos aqui que falam sobre isso, mas não creio que haja um anjo para casa crente. Há anjos que nos protegem. Lembrando que não podemos jamais usar um versículo apenas para estabelecer doutrina.
Para todos (Hb 1.14).
Para crianças ( Mt 18.10).
Quem é "Lúcifer"?
O nome Lúcifer é frequentemente aplicado a Satanás, mas não há base bíblica para esta ideia. A palavra "Lúcifer" é a tradução em algumas Bíblias (ainda que não nas versões portuguesas mais comuns) da palavra hebraica hêlîl em Isaías 14:12. Versões bem conhecidas como a Revista e Corrigida, a Revista e Atualizada (1 e 2) e a Linguagem de Hoje traduzem esta palavra como "estrela da manhã."
Isaías 14 é uma profecia sobre a queda do rei de Babilônia (veja 14:4). Este rei exaltava-se, buscando tomar a glória que pertence a Deus. A profecia de Isaías 14 mostra que ele seria derrubado de volta à terra.
Isaías 14 é uma profecia sobre a queda do rei de Babilônia (veja 14:4). Este rei exaltava-se, buscando tomar a glória que pertence a Deus. A profecia de Isaías 14 mostra que ele seria derrubado de volta à terra.
É interessante que o Novo Testamento fale sobre a "estrela da alva" (2 Pedro 1:19) e a "estrela da manhã" (Apocalipse 2:28; 22:16). Em todas estas passagens, é claro que a estrela da manhã não é Satanás, ou qualquer outra criatura blasfema. O próprio Jesus é a brilhante estrela da manhã que abençoa seus servos fiéis.
Então, por que o nome "Lúcifer" é frequentemente aplicado a Satanás? O uso partiu de uma interpretação errada de Isaías 14:12. Muitos comentaristas inseriram algo maior neste texto, vendo-o como uma explicação da origem de Satanás. Certamente há razão para acreditar que o Diabo foi um dos anjos (Jó 1:6), que ele tem estado em rebelião contra Deus desde antes da criação da Terra (1 João 3:8; veja Gênesis 3), e que vários anjos seguiram sua desobediência e serão castigados eternamente (Judas 6). O que o rei de Babilônia fez foi o mesmo tipo de pecado: desafiar a autoridade do Rei dos reis. Neste sentido, podemos pensar em "Lúcifer" como um filho ou discípulo de Satanás (veja João 8:44), mas a profecia de Isaías 14:12 não está falando especificamente do Diabo.
Então, por que o nome "Lúcifer" é frequentemente aplicado a Satanás? O uso partiu de uma interpretação errada de Isaías 14:12. Muitos comentaristas inseriram algo maior neste texto, vendo-o como uma explicação da origem de Satanás. Certamente há razão para acreditar que o Diabo foi um dos anjos (Jó 1:6), que ele tem estado em rebelião contra Deus desde antes da criação da Terra (1 João 3:8; veja Gênesis 3), e que vários anjos seguiram sua desobediência e serão castigados eternamente (Judas 6). O que o rei de Babilônia fez foi o mesmo tipo de pecado: desafiar a autoridade do Rei dos reis. Neste sentido, podemos pensar em "Lúcifer" como um filho ou discípulo de Satanás (veja João 8:44), mas a profecia de Isaías 14:12 não está falando especificamente do Diabo.
Esta é uma lição permanente para nós de Isaías 14. O rei de Babilônia serve como um lembrete claro da verdade das palavras de Jesus em Lucas 14:11: "... todo o que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado." Que possamos andar humildemente com nosso Deus.
compilado de várias fontes
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