Bíblia Sagrada

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Quem está ao nosso redor? E quem está ao nosso derredor?

Nossa preocupação, como pregadores da palavra de Deus, é sempre falar a verdade e nunca inventar ou fantasiar, ou, como muitos fazem, se valer do “achômetro”. Esta palavra, obviamente não faz parte da Língua Portuguesa, mas traduz claramente o que muitos pregadores estão fazendo nos púlpitos das igrejas.

O mais interessante é que usam a própria Bíblia para dar base as suas heresias e perpetrar falsos ensinos. Alguns vivem de repetir o que outros já disseram no passado, sem se valerem de uma boa leitura diária e meditação do texto e seu contexto. Salmos 1.2 “Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite”.

O texto de I Pedro 5 começa com vários conselhos do Presbítero, como ele mesmo se autodenomina, a outros presbíteros, para que cuidem das ovelhas de Senhor com amor, sem torpe ganância, e com ânimo, além de vários outros conselhos práticos e atuais. 

No versículo 5, Pedro muda o foco e direciona sua mensagem para os jovens: “Da mesma forma jovens, sujeitem-se aos mais velhos. Sejam todos humildes uns para com os outros, porque Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes". 

E segue o versículo 6 e 7 dizendo: “Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido. Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês”. (NVI) 

No versículo 8, o texto segue falando aos jovens “Estejam alertas e fiquem vigiando porque o inimigo de vocês, o Diabo, anda por aí como um leão que ruge, procurando alguém para devorar.” (NTLH).

Outras versões, como a Almeida Corrigida e Revisada Fiel, muito usada no meio evangélico, traz “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.” 

Ao procurarmos em qualquer dicionário da Língua Portuguesa, veremos que as palavras “redor e derredor” são sinônimos, ou seja, podemos usar tanto uma quanto outra sem prejuízo de significado. 

Desse texto, então, criou-se a expressão “O diabo está ao nosso derredor, mas os anjos do Senhor estão ao nosso redor”, baseada no texto de Salmos 34.7 “O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra. (note que o verso diz “o anjo do Senhor”, não os anjos do Senhor, nem tampouco um exército de anjos) 

Nos dois textos, os autores fazem uso de um recurso muito comum em toda a Bíblia, que é a metáfora, um tipo de comparação. No Texto de I Pedro, ensina-os que devemos estar atentos para não cairmos nas garras do Diabo. E no texto de Salmos, é um lembrete de que o Senhor vela (protege) por aqueles que o temem. 

Nós cristãos precisamos estudar a Bíblia com afinco, lendo o texto por completo para entender claramente o que cada palavra quer dizer, porque do contrário, estaremos agindo como alguns vendedores que apresentam uma mercadoria e entregam outra completamente diferente. 

Estejamos atentos, para não agirmos como o povo de Israel que foi destruído porque lhes faltou o conhecimento. 

O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos. (Oseias 4.6) 

Será que nós não estamos indo pelo mesmo caminho? 

Pr. Cláudio de Carvalho 
Igreja Cristã Anunciando a Palavra

6 comentários:

Cris Vagner e Lucas disse...

Além de tudo q esta escrito no blog que vc é...não esqueça q também é meu padrinho rsrs....
Linda palavra. Beijos

Unknown disse...

Paz, muito bom o seu blog...Apenas para informação, o versículo citado de Salmos está incorreto, é o "7" e não o "8".

Abraços!!!

Unknown disse...

Parabéns Pr. Claudio, seus ensinamentos são verdadeiramente enriquecedores e eliminou uma duvida que me acompanhava a tempos de tanto ouvir a palavra "derredor" em pregações e nunca ter lido em publicações modernas ou escutado em redes de noticias e ate mesmo no cotidiano.

Muitíssimo obrigado,

J Rodrigues.

Unknown disse...

Faço aqui um agradecimento pela "luz" recebida no seu site com relação a palavra "redor" e "derredor". Ouvi um pastor cometer o erro que você mencionou, porem, como ainda não sabia, procurei informações e obtive resposta muito esclarecedora. Obrigado e que Deus continue te abençoando com grande sabedoria. Sempre que tiver necessidade de alguma passagem bíblica, retornarei a consultá-lo, ok? abraços

Edivaldo - SP ZL disse...

Irmão, gostei do que disse e estou estudando muito, mas creio que pela fé, tudo é possível.
Por que para Deus nada é impossível.
Minha opinião, pelo que venho estudando É:
ANJOS DE DEUS: ARMAS DE APOIO.
HEBREUS 1.13-14 E SALMO 91:11 APOCALIPSE 5:11 mateus 26:13 e Marcos 5:1-13
E a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha destra, Até que ponha a teus inimigos por escabelo de teus pés?
Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?
Hebreus 1:13,14
E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares,
Apocalipse 5:11
Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.
Salmos 91:11
Ou pensas tu que eu não poderia agora orar a meu Pai, e que ele não me daria mais de doze legiões de anjos?
Mateus 26:53
E Jesus logo lho permitiu. E, saindo aqueles espíritos imundos, entraram nos porcos; e a manada se precipitou por um despenhadeiro no mar (eram quase dois mil), e afogaram-se no mar.
Marcos 5:13
A maior alegria dos Anjos de Deus é servir aos servos de Deus. A própria Biblia nos ensina que "eles são espiritos ministradores a favor daqueles que vão herdar a salvação" H.1:13,14) Alguém disse certa ocasião que a expressão sobre os anjos, registada no livro de Apocalipse 5:11 "Milhões de milhões e milhares de milhares" é uma expressão matemática que perfeitamente calculada daria um número tão grande de vinte mil anjos para casa habitante da terra. Como, infelizmente, a maioria ainda está debaixo da ação de demonônios, o número de anjos para OS FILHOS DE DEUS, é, muito maior. Exemplo: Mateus 26:53 e Marcos 5:1-13. (legião romana = dois mil).
CUIDADO, A nova Era tem ensinado atualmente muito sobre anjos, para que as pessoas possam ter o seu anjo de proteção como guia, isto é espiritismo puro. Veja que a palavra de Deus ensina.
Nós não podemos dar ordens a anjos, somente o Senhor Deus pode: Salmos 91:11 "Deus dá ordem aos seus anjos para nos guardarem " . O que você pedir a Deus através de Jesus e assim acontecerá. Disse Jesus " tudo o que me pedires em meu nome eu o farei - João 14:14"
Se pesquisar na Biblia, achará varias situaçoes onde Deus enviou um anjo, Ex. Anjo falou com Maria, com José, etc. ou como o Eliseu pediu para Deus abrir os olhos de seu servo para ver o exercito de Deus, ou quando os anjos do Senhor serviram a Jesus, no deserto após os 40 dias de Jejum.
Tudo é questão de fé e claro estudo.
Eu penso que posso pedir a Deus meu pai que em nome de Jesus, meu salvador meu redentor meu único exlusivo Senhor, reis dos reis e Senhor dos Senhores, que envia teus anjos para guardarem minha casa, minha familia, meu trabalho, minha Igreja, meus pastores, meus irmãos em Cristo, de toda envesitida do inimigo que está ao meu redor bravando como um Leão para dragar a minha alma, Alias Leão nunca ataca a sua caça sozinho, ele sempre ataca em familia, leoas e filhotes. por isso essa comparação, satanás não vem sozinho vem como leão para roubar a nossa satidade.
Estou apenas estudando, mas por enquanto eu creio assim, anjos seguem ordens do Pai, e se pedirmos a Deus em nome de Jesus, ele enviara anjos ao nosso redor para protegermos do mal ou apenas um já seria suficiente, questão da fé e do que Jesus determinar para nossas vidas.
O anjo do Senhor apareceu no campo dos assírios e feriu cento e oitenta e cinco mil homens. No dia seguinte, de manhã, ao despertar, só havia lá cadáveres. Isaías 37:36

Unknown disse...

É 34:7 sim....conferi aqui